carga consolidada maritima

Embarque LCL (consolidado) e como evitar custos indesejáveis?

O Embarque LCL (Less than Container Load ) é o envio de uma carga consolidada com várias outras remessas em um contêiner, compartilhado entre vários embarcadores .

É uma opção muito vantajosa para quem pretende embarcar baixos volumes.

Um dos questionamentos mais comum das empresas importadoras e exportadoras, é sobre quando é mais vantajoso o embarque LCL ao invés do embarque FCL (Full Container Load) e também em a embarque na modal aérea, principalmente neste momento onde as empresas enfrentam altas tarifas nos fretes aéreos, devido a pouca disponibilidade voos e opções de cias áreas operando devido pandemia do COVID-19.

Vamos lá, não existe uma resposta exata a este questionamento que possa ser aplicado a 100% das empresas ou dos embarques, pois é necessária uma análise detalhada da necessidade de cada empresa e/ou processo, como por exemplo o prazo desejado ou as características de cada carga. Por isso é sempre aconselhado consultar seu operador logístico de confiança para lhe auxiliar na análise e tomada da decisão, considerando os prós e contras de cada opção.

No entanto, pode ser considerado como uma boa regra geral, para a análise e escolha entre o embarque FCL ou LCL, que sempre o embarque LCL/consolidado será baseado no volume de sua carga, assim como os embarques aéreos. Assim se consideramos por exemplo, que um contêiner padrão de 20′ dry, comporta em média até 28 metros cúbicos de carga, e que sua se sua remessa é de até 10 metros cúbicos, muito provavelmente o LCL será uma opção viável, mas ainda é necessário analisar antes da decisão final e conforme já dito acima as características de sua carga e suas necessidades, como por exemplo se a remessa pode ser sobreposta, se há alguma restrição quanto a embarque e armazenamento junto a outras mercadorias dentro de um mesmo container, prazos pois em geral as cargas LCL possuem um prazo maior em relação ao FCL de aproximadamente 15 dias ao menos devido sua consolidação na origem e desconsolidação no destino.

Após a análise de viabilidade, e optando finalmente pelo embarque LCL, é importantíssimo ainda que o importador tenha em mente, que em via de regra todos os embarques LCL de importação para o Brasil, fechados como prepaid (por exemplo os inconterms CFR ou CIF), onde o frete internacional é fechado e negociado na origem, costumam apresentar na chegada ao Brasil custos muito altos, referente a taxas locais portuárias e também quanto a armazenagem nos portos brasileiros, principalmente no porto de Santos. Desta forma sempre é mais interessante para o importador brasileiro, optar sempre que possível ao realizar um embarque LCL que opte pela modalidade collect (por exemplo negociando inconterms FOB, FCA ou EXW), pois assim seu operador logístico poderá negociar previamente melhores taxas locais portuárias e de  armazenagem, minimizando problemas com custos excessivos que impactarão diretamente nos custos de sua logística e produto.

Quer saber mais a respeito do tema ou possui um embarque e deseja uma análise de viabilidade, entre em contato conosco: comercial@accrom.com.br

ACCROM  TRAZENDO CONFIANÇA, SEGURANÇA E TRANQUILIDADE AO COMÉRCIO EXTERIOR

Compartilhe este Post